Sobre o PRH46.1

O capítulo PRH/ANP 46.1 veio de uma longa experiência abarcada com o capítulo PRH/ANP 16. Se por um lado o capítulo PRH/ANP 16 era bastante focado em exploração do petróleo, desde a sua extração até a sua distribuição, por outro, o capítulo PRH 46.1 é focado em  biocombustíveis e eficiência energética. Enquanto a eficiência energética fala da melhoria dos processos de utilização dos  combustíveis, seja através de medidas de simples implementação, como medidas educativas para a redução dos desperdícios, até a evolução tecnológica, com a melhoria do rendimento de máquinas, processos e equipamentos, o foco em biocombustíveis fala da utilização de uma tecnologia própria, de grande desenvolvimento nacional, com desdobramentos capazes de trazer destaque, autossuficiência e propriedade intelectual para o nosso país. Cumpre destacar que o PRH/ANP 46.1 teve sua gênese no trabalho incansável do Prof. Jamil Haddad na elaboração de um primeiro projeto a ser submetido à FINEP e ANP, contando com auxílio luxuoso (como diria a velha música) de grandes parceiros de nossa universidade, além de contribuições significativas do Prof. Luiz Augusto Horta Nogueira e minhas, que viriam a ser Pesquisador Visitante e primeiro Coordenador do programa, respectivamente. No contexto geral, com destaque à realidade nacional, os biocombustíveis se apresentam como alternativas significativas para as necessidades energéticas do país. Lembremo-nos que o país é rico em recursos agrários, sendo mundialmente reconhecido por isso. Daí surgem os mais diversos energéticos, tais como o etanol, metanol e o biodiesel, que podem ser obtidos da cana-de-açúcar, milho, dendê, e outros vegetais, além de obtenção de hidrogênio a partir da gaseificação de biomassa e a própria reforma do etanol. Grandes trabalhos têm sido feitos pelos bolsistas do programa, sejam de graduação ou de pós-graduação, garantindo a formação de recursos humanos que realmente venham a impactar a indústria e a realidade Brasileira no que tange a biocombustíveis e à eficiência energética. Por outro lado, a UNIFEI, vem trabalhando incansavelmente para se destacar em todas as áreas de pesquisa em que atua. Neste momento, um dos investimentos mais importantes é a criação de um laboratório específico de hidrogênio, que visa promover o uso deste importante energético entre as mais diversas indústrias, o qual também pode ser obtido através do processamento de recursos vegetais. Podemos concluir que estamos no caminho certo! Com muito trabalho e objetivo firme, continuamos a dar vida às célebres palavras de nosso fundador, Dr. Theodomiro Carneiro Santiago, que dizia “Revelemo-nos mais por atos do que por palavras, dignos de possuir este grande país”. Vamos em frente! O nosso destino é conquistar espaços pela excelência do fruto do nosso trabalho!

Equipe gestora

Prof. Luiz Augusto Horta Nogueira

Pesquisador Visitante (PV)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Aposentou-se em 2013 como professor titular do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá, tendo também experiência como consultor de agências das Nações Unidas (FAO, CEPAL, PNUD, UNIDO, UN Environment) em temas energéticos.

Prof. Marcos Vinícius Xavier Dias

Coordenador (COO)

Graduado em Engenharia Elétrica em 1992 pela EFEI, hoje UNIFEI, onde obteve também os títulos de Mestre em Engenharia da Energia em 2005 e de Doutor em Engenharia Elétrica em 2013. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, pertencente ao quadro de professores do ISEE – Instituto de Sistemas Elétricos e Energia. É membro do EXCEN – Centro de Excelência em Eficiência Energética.

Yáscara Fabrina Fernandes da Costa e Silva

Apoio Técnico (AT)

Servidora técnico-administrativa da Unifei desde 2017. Mestre em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (2014 – 2016). Graduada em Engenharia de Energia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA (2007 – 2013).

Comitê Gestor

Prof. Eduardo Crestana Guardia

Membro do Comitê

Professor Adjunto do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) da Universidade Federal de Itajubá. Atualmente tem as designações de Coordenador e Diretor Substituto de Relações Internacionais. Faz parte do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica e atua como pesquisador no Grupo de Pesquisa em Engenharia de Sistemas (GESis), no Grupo de Estudos Energéticos (GEE) e no Núcleo de Excelência em Sistemas Fotovoltaicos (NES-FV).

Prof. Roberto Akira Yamachita

Membro do Comitê Gestor

Professor do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia – ISEE, da Universidade Federal de Itajubá – Unifei. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (1991); mestrado em Engenharia Elétrica – Sistemas Elétricos de Potência pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (1998); Pesquisador e coordenador do Centro de Excelência em Eficiência
Energética – Excen/Unifei.